O processo científico é um processo realizado em 3 actos, devendo a sua ordem ser respeitada: definição de um problema ou ruptura, construção do modelo de análise, e verificação (recolha e análise de informação).

1º acto – Definição de um problema ou ruptura (etapas 1, 2, 3) – consiste em romper com os preconceitos e as falsas evidências que somente nos dão a ilusão de compreensão da realidade;
2º acto – Construção (etapa 4) – consiste na elaboração de uma representação teórica prévia, susceptível de exprimir a lógica que o investigador supõe estar na base do fenómeno;
3º acto - Verificação ou experimentação (etapas 5, 6, 7) – uma proposição só tem estatuto científico na medida em que pode ser verificada pelos factos.
As características das 7 etapas são as seguintes:
Etapa 1 – Questão de Investigação ou Pergunta de Partida
É a etapa inicial de um trabalho de investigação científica, é a pergunta que devemos formalizar para que se dê início ao processo, tornando-se o fio condutor da investigação.
A questão de partida deve respeitar alguns princípios, nomeadamente ser: clara (precisa e concisa), exequível (ser realista) pertinente (a sua resposta é importante).
Etapa 2 – Exploração
Para responder à questão de partida, é necessária a procura de informação para a sua resposta. Assim inicia-se uma fase de exploração, que compreende as seguintes operações: leitura, entrevistas exploratórias e métodos de exploração complementares.

- As leituras visam assegurar a qualidade de problematização, isto é, servem para obter informações pesquisadas e comparar factos. Deve-se resumir a informação ao essencial e crítico;
- As entrevistas exploratórias servem para despistar falsas informações, servem também para validar as ideias do explorador, permitindo um contacto entre o explorador e a realidade em análise.
Etapa 3 – A Problemática
A problemática é a abordagem ou a perspectiva teórica que se decide adoptar para tratar o problema colocado pela pergunta de partida. É a forma de interrogar os fenómenos estudados e construir a sua problemática.
A problemática desenvolve-se de 3 momentos distintos:
1º – balanço – trata-se do momento das leituras exploratórias e das entrevistas visando a inventariação dos diferentes aspectos do problema proposto pela pergunta de partida;
2º – definição da problemática – escolha da orientação que parece ser mais pertinente ou elaboração de uma nova orientação que transcenda as anteriores;
3º – este momento consiste na explicação do quadro conceptual que caracteriza a problemática.
Etapa 4 – A Construção do Modelo de Análise
O modelo de análise é o conjunto estruturado de conceitos e de hipóteses formulados entre si. Esta construção é importante na medida em que permite relacionar os conceitos.
Etapa 5 – Recolha de Informação
A recolha de informação engloba o conjunto de operações através das quais o modelo de análise, constituído por hipóteses e por conceitos, é submetido ao teste dos factos e confrontado com dados observáveis.
A recolha de informação é uma fase intermédia entre a construção do modelo de análise e o exame dos dados utilizados para o testar.
A recolha de informação deve ser feita no sentido de ser útil para a verificação do modelo formulado e consequentemente para a verificação das hipóteses.
Etapa 6 – A Análise da Informação

A análise das informações trata informação recolhida anteriormente (recolha da informação), e esquematiza-a, apresenta os dados de forma a permitir a comparação dos resultados. Consiste na verificação empírica das hipóteses, na interpretação dos factos inesperados e revisão das hipóteses.
Principais operações a realizar:
- A descrição e a preparação dos dados necessários para testar as hipóteses;
- A análise das relações entre as variáveis;
- A comparação dos resultados observados com os resultados esperados a partir das hipóteses.
Etapa 7 – As Conclusões
A conclusão do trabalho, deve incluir três partes:
- Uma retrospectiva das grandes linhas do procedimento adoptado;
- Apresentação dos novos contributos para o conhecimento originado pelo trabalho;
- Considerações de ordem prática.
Tendo sido expostas as conclusões termina o processo de Investigação Científica, procede-se então à Publicação e Divulgação dos resultados obtidos. Estes devem ser publicados e divulgados nos meios apropriados e de acordo com as condições definidas.
Bibliografia
Caderno TICG – Vol. 2, Anexo 2.